terça-feira, 28 de junho de 2011

Recuperando itens deletados no TFS

Olá, queridos leitores(as)!
Este é meu primeiro post aqui, este post será dedicado a algumas dicas de utilização do TFS, para que não conhece o TFS pode ser ambientar clicando aqui

Uma coisa que acaba confundindo muita gente é a exclusão de arquivos versionados pelo TFS. Se vc simplesmente clica em excluir, ele mudará o estado do arquivo para deleted, até ai normal, efetuamos a operação de check-in e pronto, arquivo excluído.
Será que ele realmente foi excluído? A resposta é não, dessa forma o TFS trabalha com uma espécie de exclusão lógica, tornado possível a recuperação do arquivo. Pode-se fazer um undelete do arquivo e voltá-lo ao estado normal, por padrão o TFS omite a visualização de itens que foram excluídos, mas é possível mudar essa opção no Visual Studio.

Para habilitar essa visão vá em Tools > Options, abrirá uma nova janela, no treeview procure por Source Control > Visual Studio Team Foundation


Há uma opção chamada show deleted folders in the Source Control Explorer, marque essa opção e pronto, aparecerá todos os arquivos que foram lógicamente deletados, que podem ser recuperados.

Por conta disso muitas vezes acontece de excluirmos um item do TFS, uma pasta por exemplo, criamos outra com o mesmo nome e na hora de realizar o check-in o TFS reclama por já existir uma pasta com esse nome. Existe uma forma de excluirmos definivamente uma pasta ou arquivo do TFS, mas fica para o próximo post, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário