segunda-feira, 27 de junho de 2011

Crowdsourcing: de comer ou de passar no cabelo??

Na verdade, para quem gosta de falar bonito, o termo Crowdsourcing pode ser simplesmente o sinônimo de Terceirização ou Outsourcing. Porém, o Crowdsourcing, do inglês “fontes na multidão” tem como finalidade buscar pessoas para efetuar uma determinada tarefa entre uma infinidade de pessoas. Trata-se de um modelo que utiliza os conhecimentos espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e desenvolver novas tecnologias.  

O pensamento das empresas hoje em dia é de que na verdade, não importa quem sejam essas pessoas, talvez elas estejam nos Estados Unidos, na Índia ou no Brasil. Se elas puderem fazer o trabalho, a empresa paga, explica Shaun Abrahamson, fundador da consultoria Mutopo.    
Funciona basicamente assim: em sites bastante parecidos com aqueles de leilões online que já conhecemos, empresas oferecem oportunidades de trabalhos esporádicos e pontuais. Os internautas que tiverem o perfil da atividade enviam uma proposta e o cliente define quem fica com o serviço. Lógico, vence a proposta com melhor custo-benefício. Tem de tudo e propostas vindas de todos os cantos do planeta. Principalmente trabalhos que possam ser feitos online e que possam ser aprovados online. Então, normalmente, é programação, ilustração, tradução, consultoria... são esses os principais trabalhos encontrados.



Acesse os links abaixo e confira alguns desses sites que trabalham com Crowdsourcing.
http://www.donanza.com/
http://www.elance.com/
http://www.freelancer.com/

Um comentário: